Simbolo do Jornal Satelite         Logo do Jornal Sateliteselo

 Data::Hora Javascript

Grande Taguatinga

Instagram

instagram

Desde 21 de Abril de 1966, o JORNAL SATÉLITE teve edições mensais impressas.

A partir de Janeiro de 2019, deixamos de imprimir o jornal em papel, dando mais atenção à sua edição digital, agora diária.

Você pode ter acesso às edições impressas clicando na foto acima.

O leitor escreve

* Buracos estão sendo tapados

* Comunidade se movimenta

* Academia Taguatinguense de Letras

* Comissão discute reconhecimento do Mercado Sul, em Taguatinga, como patrimônio cultural do DF

17 12 2021 flagranteprojetomercadosulTaguatinga17/12/2021

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove, hoje, audiência pública para debater a inclusão do tradicional Mercado Sul de Taguatinga como patrimônio material e imaterial do Distrito Federal. A Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), que pediu a audiência, afirmou que a comunidade organizada de Taguatinga criou o movimento Mercado Sul Vive "para lutar pelo reconhecimento do local como Patrimônio Cultural e Histórico do DF". De acordo com a parlamentar, esse território já é um patrimônio pelos diversos saberes, inúmeras formas de expressão, pelos objetos ali preservados, suas celebrações que agregam todo o Distrito Federal e um lugar onde ritos ancestrais e futuristas são praticados. Para Erika Kokay, o  Mercado Sul precisa urgentemente ser reconhecido para que sua comunidade "seja fortalecida em seu processo de apropriação e revitalização do espaço citadino; e para que possam ser tomadas medidas imediatas de salvaguarda, manutenção e promoção das práticas de seu território". Foram convidados para o debate o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues; o representante do projeto Retomar para Reinventar, Webert da Cruz; o defensor público do DF, Ronan Ferreira Figueiredo; a representante do Conselho de Cultura do DF, Rita Andrade; o antropólogo e especialista em Patrimônio Cultural, Paique Duques Santarém; a produtora cultural Giuliana Leticia; a representante do BR Cidades, da Universidade de Brasília (UnB), Liza Maria Souza de Andrade; e
o representante do movimento Mercado Sul Vive, Cid Aroeira. A audiência ocorre às 14h, no plenário 8 da Câmara dos Deputados.
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Divulgação/Mercado Sul