Simbolo do Jornal Satelite         Logo do Jornal Sateliteselo

 Data::Hora Javascript

Grande Taguatinga

Instagram

instagram

Edições Impressas

CLIQUE AQUI

para ler as edições passadas 

Desde 21 de Abril de 1966, o JORNAL SATÉLITE teve edições mensais impressas.

A partir de Janeiro de 2019, deixamos de imprimir o jornal em papel, dando mais atenção à sua edição digital, agora diária.

Você pode ter acesso às edições impressas clicando na foto acima.

O leitor escreve

* Buracos estão sendo tapados

* Comunidade se movimenta

* Academia Taguatinguense de Letras

Taguatinga é a cidade campeã em roubo de carros no DF

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

LEVANTAMENTO RECENTE FEITO PELA DELEGACIA DE ROUBOS E FURTOS DE VEÍCULOS DOSTATA QUE HÁ MUITO ROUBO DE CARROS NO DISTRITO FEDERAL, ESPECIALMENTE EM TAGUATINGA

BRASÍLIA é a capital do Brasil e, por isso, tem que ser uma cidade segura, onde as altas autoridades da República possam trabalhar com tranquilidade. Segurança também é condição essencial para o trabalho das representações diplomáticas que têm sede na capital federal. Em torno de Brasília, está o DF, onde fi ca Taguatinga e as demais regiões administrativas. Vizinhas de Taguatinga, muitas cidades em formação, cujos moradores usam os equipamentos públicos e privados dos taguatinguenses, já que, nas cidades onde habitam, há falta de tais equipamentos. Assim, para resolver seus problemas, milhares de pessoas, todos os dias, o dia todo, se deslocam para Taguatinga, muitos em seus veículos particulares.

edicao_367-img7SEGURANÇA
Ao lado de ostentar a positiva condição de metrópole de uma região com mais de um milhão de pessoas, Taguatinga sofre, por outro lado, os problemas que afetam toda cidade grande. E a questão da falta de segurança pública
é uma recorrente preocupação dos taguatinguenses. Recente levantamento feito pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos do DF(DRFV) aponta Taguatinga como campeã em ocorrências
de roubo de veículos, enquanto o Plano Piloto encabeça a mesma situação crítica, no caso de furtos.

PROBLEMA NACIONAL
O número de furtos e roubos de carros no Brasil vem avançando alarmantemente. No ranking de ocorrências por 100 mil veículos em capitais brasileiras, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador ocupam, respectivamente, os três primeiros lugares. A vizinha Goiânia está em quarto lugar e Brasília em quinto. A frota de veículos no Distrito Federal cresce de forma absurda. Segundo dados estatísticos do Detran, só no ano 2000 foram registrados 585.424 carros. Já em 2010 o número da frota estava em 1.233.000 veículos. Ou seja, em dez anos, cresceu mais que o dobro. Na capital do país, pelo menos vinte e dois automóveis, motos, ônibus e caminhões são roubados ou furtados todos os dias, média de quase um caso a cada hora. Segundo dados da DRFV, somente no primeiro semestre
do ano, 4.143 proprietários foram alvo de criminosos especializados nesse tipo de crime, número inferior ao registrado no mesmo período de 2010, que foi de 5.115,confi gurando uma redução de 19%. No entanto, quando a comparação é apenas entre os dois primeiros trimestres de 2011, nota-se um aumento de 9%, como informam dados daquela delegacia.edicao_367-img8


AS MAIS VISADAS
Regiões como o Setor Comercial Sul, o Setor Bancário Norte, o Setor de Autarquias e o Setor de Diversões Sul (Conic) são as preferidas dos ladrões que furtam. Já Taguatinga é a campeã em ocorrências de roubo. As áreas residenciais da cidade aparecem como as mais visadas pelas quadrilhas, principalmente entre 18 e 23 horas, período em que a maioria dos trabalhadores e estudantes retorna para casa. Os dados reforçam a exposição do brasiliense à criminalidade. Quanto aos roubos, por exemplo, em que há um bandido armado ameaçando, ocorreram sete casos diários no primeiro semestre do ano, uma média de um a cada três horas e meia. Houve ainda 16 furtos por dia,  média de uma ocorrência a cada uma hora e meia.

Evite que seu carro seja roubado!

Dicas para evitar roubo e furto de veículo:
– Mantenha os vidros do carro sempre fechados ao parar em semáforos, principalmente à noite; – Mantenha o seu veículo trancado. Instale dispositivos de segurança, como trancas mecânicas, alarmes e travas; – Redobre a atenção ao entrar e sair do veículo estacionado; – Se verifi car um veículo parada em seu prédio ou rua, por um longo período e que não seja de nenhum morador do local, chame a polícia; – Ao viajar, opte sempre para pegar a estrada durante o dia; – Não fi que conversando ou namorando dentro de automóveis em lugares escuros e desertos; – Não estacione seu carro em lugares ermos; – Nunca deixe documentos, talões de cheque ou cartões de crédito dentro do carro, pois podem chamar a atenção do assaltante; – Sempre que estacionar o veículo, não deixe de trancá-lo. As chaves sobressalentes devem ser guardadas em casa, nunca no carro; – Nunca se deve deixar para procurar as chaves ao chegar no carro.

edicao_367-img9Se for abordado por criminosos:
– Nunca reaja ao assalto. Procure manter a calma e, disfarçadamente, memorize detalhes dos criminosos, como roupas, características físicas, sotaques, etc; – Quando for possível, acione imediatamente o 190 da Polícia Militar ou o 197 da Polícia Civil.

 

 

 

 

 


Veículos mais visados pelos ladrões:

1º) Gol
2º) Honda CG 125
3º) Uno
4º) Pálio
5º) Honda CG 150
6º) Corsa
7º) Celta
8º) Honda CBX
9º) Fiesta
10º) Parati

edicao_367-img10

Lojista/Taguatinga Sul
(não quis ser identifi cada)

Defronte à minha loja, na Vila Dimas, já roubaram o meu carro, o carro do vizinho e, por muitas vezes, já quebraram vidros para roubar aparelho de som ou outros bens deixados dentro. A insegurança para os empresários de Taguatinga é muito grande, não roubam só veículos, mas arrombam as lojas e levam mercadorias. É preciso um trabalho continuado dos órgãos de Segurança Pública.

edicao_367-img11

Geraldo Araújo
Lojista em Taguatinga Centro
Presidente da CDL


Taguatinga é uma metrópole, vem muito carro de fora para cá, o que pode infl uenciar nas estatísticas de furto
e roubo de veículos em nossa cidade. Aqui no Centro, temos verifi cado que várias viaturas da PM estão passando ou estacionadas em locais de grande afl uxo de pessoas, especialmente no horário comercial. Também não vejo notícias sobre sequestros relâmpagos por aqui. É preciso, porém, que o policiamento seja continuado, a fi m de que não só os empresários, mas todas as pessoas que vêm a Taguatinga sintam a presença dos policiais.

edicao_367-img12

Nilo Soares
Lojista em Taguatinga Norte
Palácio dos Móveis


Pequenos furtos, inclusive em veículos, é o que mais acontece por aqui, mas minha loja já foi arrombada. Moro
na Colônia Agrícola Samambaia e tenho visto que aumentaram muito as ocorrências policiais na área dos quiosques, próximo ao Taguaparque. Com relação a furto e roubo de veículos em Taguatinga, a gente ouve muitos comentários, principalmente no Centro. O jeito é fazer o seguro dos carros.

Banner