* Aplicativo reduz contato pessoal e dinamiza rotinas no Hospital Regional de Taguatinga

02 09 2020 flagrantehrtTaguatinga2/9/2020

As mudanças de rotina com a chegada da pandemia afetaram todos os setores da saúde e despertaram a necessidade de criar novas formas de comunicação, a fim de evitar a contaminação por coronavírus entre as equipes de trabalho. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), um servidor da área de nutrição usou seu conhecimento de informática e criou um aplicativo para que a equipe fizesse registros, dispensando a necessidade de caneta e papel ou a partilha de outros materiais e equipamentos – e, consequentemente, com redução da possibilidade de contágio e de forma a agilizar os relatórios. Israel Alves da Silva é técnico em Nutrição e há três anos está lotado no HRT. Também formado em Tecnologia da Informação, Israel viu muitos de seus colegas adoecerem logo no início da pandemia. Foi quando buscou na tecnologia uma alternativa para diminuir o contato com materiais e superfícies entre os servidores. A saída encontrada pelo técnico foi a criação de um aplicativo. “Na verdade, o aplicativo é bem simples. Ele nasceu a partir de uma página que eu fiz com acesso ao e-mail que a gente já tinha. Então transformei um site gerencial em um aplicativo. Os relatórios são gerados para nós, para o nosso próprio trabalho, e facilitando o acesso aos indicadores”, relata Israel. Atualmente o aplicativo é utilizado somente pelo Núcleo de Nutrição Dietética do hospital, que é composto por 25 técnicos em nutrição e 20 nutricionistas. Desde que foi implementado, o aplicativo já registrou mais de 500 ocorrências que geraram relatório com informações como número de ocorrências de inconformidades, de limpeza e conservação, falta de pessoal e objetos na comida – como cabelo, por exemplo.
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Internet