Simbolo do Jornal Satelite         Logo do Jornal Sateliteselo

 Data::Hora Javascript

Grande Taguatinga

Instagram

instagram

Edições Impressas

CLIQUE AQUI

para ler as edições passadas 

Desde 21 de Abril de 1966, o JORNAL SATÉLITE teve edições mensais impressas.

A partir de Janeiro de 2019, deixamos de imprimir o jornal em papel, dando mais atenção à sua edição digital, agora diária.

Você pode ter acesso às edições impressas clicando na foto acima.

O leitor escreve

* Buracos estão sendo tapados

* Comunidade se movimenta

* Academia Taguatinguense de Letras

Agnelo manda retirar propagandas irregulares em Taguatinga

placa derrubada

A poluição visual que afeta negativamente a qualidade de vida dos taguatinguenses, especialmente na entrada e no centro de Taguatinga, incomodou até o governador do Distrito Federa.

A GRANDE quantidade de placas e outdoors publicitários espalhados por Taguatinga deixou de ser uma simples comunicação visual para virar uma verdadeira poluição ambiental.

 placa centro

Já na entrada da cidade é possível encontrar placas que, além de poluir o visual, podem desviar a atenção dos motoristas que chegam em Taguatinga. Além das placas, banners, outdoors, frontlights e faixas estão espalhadas por toda a cidade.
Para combater essa poluição visual, a Administração Regional de Taguatinga, em conjunto com a AGEFIS e a Polícia Militar, realizou uma operação na Avenida do Samdu Norte e nas margens da BR 070. A ação foi determinada pelo govenador Agnelo Queiroz e pela Casa Civil. O objetivo da operação é preservar as características de Taguatinga e de Brasília e, ao mesmo tempo, regularizar e organizar a publicidade nas cidades do DF, mantendo uma visualização padronizada
e leve. Na primeira etapa da operação, foram derrubados 76 outdoors e 20 placas-pirulito.
Como não há uma determinação geral que possa coibir a publicidade irregular, o GDF criou um Comitê de Combate a Poluição Visual, que tem como meta controlar, prevenir e acabar com as irregularidades nessa área.
Compõem o comitê a Agefis, o Ibram (Instituto Brasília Ambiental), o DER (Departamento de Estradas

e Rodagem), a Secretaria de Habitação e o Metrô. De acordo com o presidente da Agefis Gleiston Marcos de Paula, “o comitê vai ajudar bastante no planejamento das fiscalizações. Já estamos preparando uma licitação para aumentar os recursos do comitê”. Atualmente, a competência para conceder o licenciamento para a publicidade nas
ruas de todo o Distrito Federal está dividida em diferentes entidades do GDF, como o Ibram, o DER, a Coordenadoria das Cidades e as Administrações Regionais.
“O GDF está aperfeiçoando sua política de combate à poluição visual em respeito à população. Vamos acabar com a bagunça proveniente de segmentos que não respeitam a ordem pública e a legislação, agindo com rigor. Contamos com a colaboração da sociedade  na fiscalização e denúncia de abusos e irregularidades”, declarou o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa. A medida do GDF foi muito bem recebida pela comunidade taguatinguense. É que, conforme mostra a foto à esquerda, por exemplo, até a entrada de Taguatinga já está completamente comprometida com engenhos publicitários ilegais amontoados. Essa bagunça de placas, faixas, outdoors e banners enfeiam toda a cidade.

 

 

Banner